quarta-feira, 8 de agosto de 2012

INDIVIDUALIDADE X HARMONIA

"Vivemos em um mundo em que prevalece a individualidade. Que valores faltam para que vivamos em harmonia?"

8 comentários:

  1. Precisamos ter humildade para recuperar valores perdidos há décadas, valores antes alcançados dentro de casa. Hoje, na sala de aula, muitos professores prezam muito somente o conteúdo curricular, e esquecem de ensinar aquilo que faz o mundo crescer melhor e a educação evoluir: a solidariedade. A solidariedade é um valor que falta para vivermos em harmonia; o reconhecimento que eu preciso do outro e que o mundo se resume em ‘’nós’’ e não em ‘’eu’’.

    Helena Brito dos santos, 3º Ano H

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas perderam o sentimento de cooperação, vendo o outro como concorrente que tem que ser barrado, para que não o ultrapasse, e por isso, estão incapacitados de ajudar.
    Noélia Maria de Jesus e Silva, 3º Ano H

    ResponderExcluir
  3. O homem é egocêntrico, se recusa a viver em harmonia com o seu semelhante. Porém a individualidade nunca foi, nem será o melhor caminho, pois é da natureza humana viver em conjunto.
    “Não basta apenas deixar um mundo melhor para os nossos filhos, é preciso educar melhor os filhos para o mundo.”

    Maria dos Santos Moura, 3º Ano H

    ResponderExcluir
  4. Estamos inseridos em uma sociedade, onde os nossos princípios estão perecendo em meio a individualidade, onde o ego é o centro de tudo. O que falta na sociedade para que esse individualismo não cresça, é o amor, porque a partir de então seremos capazes de ajudar. Seria estupendo se a sociedade atual olhasse mais para o seu próximo, e visse que cada um precisa um do outro nesse mundo individualista
    Temos que mudar essa sociedade soberba e criar um ambiente onde a individualidade não venha crescer em meio às gerações futuras.

    Maria Isabel Sousa de Brito, 3º Ano H

    ResponderExcluir
  5. Precisamos rever várias questões do nosso convívio, pois se queremos um mundo melhor “EU”, tenho que mudar, “VOCÊ” tem que mudar. Para que isso aconteça precisamos trazer de volta ao nosso convívio questões que estão ficando fora de moda, amor sincero, respeito mútuo, admiração pelas virtudes, aceitação dos defeitos, amizade, apoio, solidariedade de um pelas coisas do outro e vice- versa. É essencial que essas questões estejam sempre em prática, aí sim, haverá felicidade.

    Maria Naiara de Jesus Sousa, 3º Ano H

    ResponderExcluir
  6. O que aconteceu com os valores éticos? Eles não são mais necessários para se viver em harmonia? Ou os pais não exercem mais papel de educadores dentro de casa?
    A individualidade gera exclusão social. Um dos valores necessários para se viver em harmonia é a solidariedade, e o primeiro lugar onde se aprende a prática desse valor é em casa, com a família. Pois o ato da cooperação pode mudar a sociedade.
    Maria Sueli Pereira de Brito, 3º Ano H

    ResponderExcluir
  7. O vínculo familiar está empobrecendo pela agitação do dia-a-dia, o que deixa de lado o convívio e o diálogo os quais são responsáveis pela construção do cidadão. Estamos sempre preocupados com estabilidade financeira, que muitos pais esquecem que seus filhos necessitam de sua presença, de seus conselhos, de alguém que corrija seus erros.

    Luzia de Oliveira, 3º Ano H

    ResponderExcluir

Adicionar comentários